Viagora

Jeová Alencar diz que edital do concurso da Câmara sairá em março

O atual presidente da Câmara Municipal de Teresina afirmou em entrevista ao Viagora que o concurso público da Casa será realizado até a segunda quinzena de março.

No dia 3 de setembro de 2019, o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) expediu uma recomendação ao presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar, para que fosse realizado concurso público para preenchimento de cargos na Casa Legislativa.

Devido ao não cumprimento da recomendação no tempo determinado pelo MP, no mês de outubro, a 44ª Promotoria de Justiça decidiu ingressar com ação civil pública contra a CMT.

Questionado sobre a demora na realização do certame, o presidente da Câmara, Jeová Alencar, afirmou em entrevista ao Viagora que estava aguardando a definição de um membro do MP para compor a comissão de organização do certame.

  • Foto: Luis Marcos/ViagoraVereador Jeová AlencarVereador Jeová Alencar

“Já estamos com a comissão pronta. Estamos formalizando o processo para a contratação da entidade que irá realizar o concurso e acredito que até a segunda quinzena do próximo mês iremos fazer esse concurso”, comentou.

Excesso de cargos comissionados

Segundo o promotor de Justiça Fernando Santos, a Câmara Municipal de Teresina atualmente conta com uma proporção de cargos comissionados maior do que estabelece o Estatuto dos Servidores Públicos de Teresina.

Atualmente, 82,64% de todos os cargos existentes na Câmara Municipal de Teresina são cargos comissionados (190 cargos comissionados que pertencem à estrutura administrativa da CMT, ou seja, servidores efetivos, e 667 cargos comissionados existentes nos gabinetes dos vereadores). São 29 vereadores, cada um com 23 cargos comissionados à disposição.

Facebook
Veja também