Viagora

Jovens Aprendizes da Emgerpi começaram capacitação com CIEE

A Emgerpi contratou 32 novos jovens aprendizes, que foram distribuídos em vários órgãos públicos estaduais.

 Nesta terça-feira (7), o Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE) começou a capacitação com os jovens aprendizes que foram admitidos no mês de julho pela Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi). Os encontros acontecem todas as terças-feiras no prédio do CIEE, na Avenida Campos Sales.

A Emgerpi contratou 32 novos jovens aprendizes, que foram distribuídos em vários órgãos públicos estaduais. Desse total foram formadas duas turmas de capacitação: 18 jovens pela manhã e 14 pela tarde.

De acordo com Leidiane Maciel Santana, coordenadora pedagógica do CIEE, o conteúdo das capacitações é trabalhado em dois módulos. “O primeiro módulo é básico. Aborda assuntos mais abrangentes como responsabilidade social, ética, juventude, temas ligados a prevenção do uso de drogas, dentre outros. Já o segundo, é mais específico. Neste, os jovens aprendem como fazer ofícios, cartas, planejamentos e demais assuntos relacionados com as atividades administrativas que desempenham”, afirmou.

A coordenadora pedagógica do CIEE disse ainda que os jovens aprendizes terão 20 horas de educação digital.  “Sinto-me privilegiada por trabalhar com estes adolescentes e, ao final do processo, ver o quanto eles se desenvolveram pessoalmente e profissionalmente. Os temas que abordamos abrem os olhos dos integrantes do programa. Percebo que eles aplicam os ensinamentos em suas vidas”, enfatizou Leidiane.

Artur Sales faz parte do grupo de jovens aprendizes contratados no mês passado pela Emgerpi. “Poucos têm o privilégio que estou tendo de ingressar neste projeto. Estou entrando sem experiência profissional e sei que vou entrar no mercado de trabalho muito forte, muito capacitado”, explicou o jovem, que fica lotado na Secretaria de Segurança.

Parceria

A Emgerpi aderiu a este programa em 2008. O Jovem Aprendiz é voltado para jovens de 14 a 24 anos incompletos e tem como finalidade promover, a jovens carentes financeiramente ou que estão em situação de vulnerabilidade social, o primeiro contato com o mercado profissional. O trabalho é feito por meio de capacitações e vivências de situações profissionais; muitas vezes, sendo este o primeiro contato com ambiente de trabalho.

No mês de junho, a Emgerpi firmou parceria com o Centro de Integração Empresa – Escola e pelo contrato o CIEE vai atuar como agente capacitador dos jovens aprendizes da empresa. Para Helleny Coelho, supervisora do CIEE, é visível o desenvolvimento das pessoas que passam por este programa. “Dois anos é o tempo máximo de permanência no Jovem Aprendiz. Após este período, geralmente os participantes são contratados pelo Estado ou por empresas privadas por terem vivenciado muitas experiências de trabalho e terem adquirido desenvoltura para resolver várias questões profissionais”, enfatizou a Supervisora do CIEE.

De acordo com Cristiana Pacífico, Coordenadora do Programa Jovem Aprendiz na Emgerpi, o papel da família é fundamental para que os jovens tenham êxito no Programa. “Cabe aos pais ou responsáveis acompanhar o dia-a-dia dos garotos. Ver se estão agindo corretamente,mas, sobretudo, dar bons exemplos. Uma base familiar sólida é um das receitas para o sucesso”, ressaltou Cristiana Pacífico.

Facebook
Veja também