Viagora

Jovens entre 20 e 29 anos serão vacinados contra o sarampo

O público dessa faixa etária é o mais afetado dela doença, conta a diretora de Vigilância em Saúde FMS.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que pode ser fatal. Diante disso, a partir da próxima segunda-feira (18), inicia em todo o país a segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo. Esta segunda etapa é destinada para a atualização da caderneta de vacinação dos jovens entre 20 e 29 anos.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, essa faixa etária é a mais afetada pela doença, e merece atenção especial. Segundo o Calendário Nacional de Imunização, os jovens nessa faixa etária devem tomar duas doses da vacina tríplice viral, que protege não só contra o sarampo, mas também contra caxumba e rubéola.

  • Foto: Manuella Brandolff/Palácio PiratiniVacinação de HPV tem público alvo estendido em TeresinaCampanha de Vacinação contra o sarampo irá atender jovens entre 20 e 29 anos. 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está se reunindo com instituições de ensino público e privado para traçar estratégias de imunização dos estudantes que se encaixam no público alvo da campanha. A FMS pretende colocar postos de vacinação nesses lugares, de acordo com a demanda e respeitando as especificidades de cada instituição.

A primeira fase da Campanha Nacional de Vacina contra o sarampo começou em outubro, e foram imunizadas crianças de seis meses até cinco anos. A diretora de Vigilância em Saúde da FMS faz um apelo aos jovens. “Você jovem, por favor, verifique o seu cartão e veja se você tem uma ou duas doses da vacina. Se não tem nenhuma, você precisa começar a fazer esquema, com uma dose agora e a segunda daqui a um mês”, explica a diretora. Em Teresina, todas as 104 salas de vacina do município estarão abastecidas para atender esta faixa da população.

Facebook
Veja também