Viagora

Juiz determina uso de R$ 56,5 milhões na Uespi de Campo Maior

A Justiça proibiu que o estado do Piauí intervenha nos recursos destinados à construção, reforma, e ampliação da infraestrutura da instituição.

A Justiça determinou que o estado do Piauí não intervenha nos R$ 56,5 milhões destinados à Universidade Estadual do Piauí, campus de Campo Maior, através da Lei Orçamentária Anual (LOA 2019), para construção, reforma, e ampliação da infraestrutura da instituição. A decisão foi expedida pelo Júlio César Garcez, titular da 2ª Vara da comarca de Campo Maior, nessa segunda-feira (08).

  • Foto: WikipédiaUespi, campus do município de Campo Maior.Justiça determina fim de contigenciamento de recursos destinados ao campus de Campo Maior.

A decisão refere-se à Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público do Piauí (MP-PI) e enfatiza a atual falta de autonomia financeira e orçamentária da Uespi. O órgão ministerial insurge contra o modelo concentrado de gestão dos recursos orçamentários destinados à universidade instituído e disciplinado pelo estado, bem como em face da conduta omissiva de não transferência dos recursos orçamentários, e o não cumprimento com as despesas indispensáveis para conservação de seu patrimônio.

Para o magistrado, restou claro que “a absoluta concentração no Poder Executivo Estadual da gestão financeira e orçamentária da Universidade é componente essencial para a precariedade do Campus Uespi – Campo Maior”. Par ele, tal procedimento contraria a Constituição Federal quanto à autonomia administrativa e financeira das universidades, assim como o próprio Estatuto da Instituição.

“Com efeito, embora detenha dotação orçamentária própria para manutenção do seu patrimônio, o que se vê, na realidade, é uma total dependência, por não dizer submissão, do Poder Executivo para realizar cada uma de suas despesas, pois, não lhe é dado acesso aos recursos orçamentários que lhe foram lançados pelo legislador. Isto é, na prática é o Poder Executivo que tem decidido sistematicamente como ocorre os pagamentos das despesas da instituição e a destinação dos recursos previstos para instituição, um método que fere frontalmente a autonomia conferida pela Constituição”, afirma a decisão.

Após análise, o magistrado determina o repasse em forma duodecimal, até o último dia do mês de referência, dos elementos orçamentários disponibilizados em LOA/2019 para a Uespi.

O juiz determina também, dentre outras medidas, que a administração da Uespi apresente, em até 60 dias contados do primeiro repasse duodecimal do estado do Piauí, um projeto de reforma de seu campus universitário em Campo Maior.

Mais conteúdo sobre:

Campo Maior

Piauí

Facebook
Veja também