Viagora

Juiz Eleitoral impugna candidatura do prefeito Edilberto Carvalho à reeleição em Simões

A principal alegação, é que Edilberto Carvalho, quando foi vice-prefeito do município no período de 2005 a 2008, teria assumido o Poder Executivo Municipal, e e

O Juiz Eleitoral da 56ª Zona, Sérgio Luís Carvalho Fortes, julgou procedente o pedido de impugnação e indeferiu o registro de candidatura do atual prefeito do município de Simões, Edilberto Abdias de Carvalho (PSB), candidato a reeleição pela Coligação “Com a Força do Povo, Para Simões Continuar Mudando”, formada pelos partidos PRB, PP, PT, PTB, PMDB, PPS, PTC, PSB, PT do B.
Imagem: ReproduçãoEdilberto Carvalho tem candidatura indeferida pela Justiça.(Imagem:Reprodução)Edilberto Carvalho tem candidatura indeferida pela Justiça.

Contra ele foram movidas cinco Ações, duas delas pelo candidato adversário, Valdeir Joaquim de Carvalho (PDT), e outras três, respectivamente movidas pelo vereador e candidato a reeleição, Eganaldo de Brito Nascimento (Pindal); pelo eleitor Silvio Romero da Silva Carvalho; e, pelo presidente do PDT, Valdiney Joaquim De Carvalho.

A principal alegação, é que Edilberto Carvalho, quando foi vice-prefeito do município de Simões no período de 2005 a 2008, teria assumido o Poder Executivo Municipal às vésperas do pleito eleitoral, e estaria, portanto, em seu segundo mandato.

Na época, por Edilberto ter assumido o cargo de prefeito por um mês, o seu irmão e rival político, Dr. João Batista, havia sido impossibilitado de se candidatar a prefeito contra ele. A estratégia política utilizada em 2008 por Edbilberto para não enfrentar seu irmão nas urnas, agora prejudicou a sua própria candidatura.

Na defesa, Edilberto alegou que o período em que assumiu o Poder Executivo Municipal foi curtíssimo, de apenas um mês. O Juiz Eleitoral, porém, entendeu diferente. “E se fosse um período tão breve a ponto de ser desconsiderado, a candidatura de seu irmão não teria sido indeferida”, descreveu o magistrado na decisão.

Em pronunciamento pela Radio Veredas FM, o prefeito Edilberto Carvalho afirmou que irá recorrer da decisão no TRE-PI, e que, mesmo impugnado, a campanha continua.
Facebook
Veja também