Viagora

Juiz suspende eventos eleitorais em mais quatro cidades do Piauí

Segundo o juiz da 55ª Zona Eleitoral, estão suspensos eventos da campanha eleitoral nas cidades de Água Branca, Hugo Napoleão, Lagoinha do Piauí e Olho D'Água do Piauí.

O juiz da 54ª Zona Eleitoral,  José Eduardo Couto de Oliveira, determinou a suspensão de eventos eleitorais durante a campanha política em quatro cidades do Piauí, são elas Água Branca, Hugo Napoleão, Lagoinha do Piauí e Olho D'Água do Piauí devido à pandemia da Covid-19, o novo coronavírus.

Com base na decisão, o juiz levou em consideração o parecer técnico do Comitê de Operações Emergencial do Piauí (COE) para que os partidos políticos e candidatos não realizem eventos como carreatas, comícios, passeatas e reuniões que gerem a aglomeração de pessoas com como forma de evitar a propagação da Covid-19.   

Segundo o juiz, fica determinado que as ações da campanha eleitoral sejam realizadas de forma virtual, evitando aglomerações e riscos a saúde da população em meio à pandemia.

“A campanha política democrática deverá ocorrer de forma virtual, sem que haja aglomerações e com menor risco de dano à saúde da população”, diz um trecho da decisão.

Ainda conforme a decisão do magistrado, os candidatos estão autorizados a realizarem visitas aos eleitores, desde que o candidato não entre nas residências e não esteja acompanhado por mais de cinco apoiadores. Durante a visita, todos devem utilizar a máscara de proteção e álcool em gel 70%.

Em caso de descumprimento, o juiz ressalta que a prática é considerada crime de desobediência, com detenção de um mês a um ano e multa. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (03).

Facebook
Veja também