Viagora

Juízes tomam posse no TRE-PI e prometem seriedade no mandato

A cerimônia de posse dos juízes federais Agliberto Machado e Lucas Rosendo ocorreu no plenário do TRE-PI, na manhã desta terça-feira (19).

Na manhã desta terça-feira, 19 de novembro, em solenidade realizada no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), tomaram posse os juízes Agliberto Gomes Machado e Lucas Rosendo Máximo de Araújo, nos cargos de juízes membros da Egrégia Corte Eleitoral, nas categorias de juiz federal e juiz federal substituto, respectivamente. A solenidade foi conduzida pelo desembargador Francisco Antônio Paes Landim, presidente do TRE-PI.

Em entrevista coletiva, o juiz federal empossado, Agliberto Machado, destacou a importância da manutenção da imparcialidade no meio jurídico como forma de passar credibilidade ao eleitorado.

  • Foto: Kelvyn Coutinho/ViagoraJuiz federal Agliberto Machado.Juiz federal Agliberto Machado.

“É uma missão que são dois anos, o mandato. É um trabalho sempre delicado, que envolve a formação de poder do estado, então geralmente emoções e outros interesses naturalmente acontecem. Isso não é só aqui, é no mundo inteiro. O importante é manter a imparcialidade e passar credibilidade a não só os cidadãos, mas àqueles que participam do certame que terão pessoas que vão atuar de forma independente e muita seriedade. Isso é o que posso oferecer, nada mais que isso. É fazer um trabalho correto, sério e que passe credibilidade”, comentou.

O juiz federal substituto, Lucas Rosendo, afirmou que o foco do trabalho desenvolvido no TRE será o cumprimento da Constituição Federal para manter a eficiência da Justiça Eleitoral no Piauí.

  • Foto: Kelvyn Coutinho/ViagoraJuiz federal Lucas Rosendo.Juiz federal Lucas Rosendo.

“As eleições municipais no próximo ano, a gente tem que se preparar porque parece que a disputa vai ser acirrada e quando a disputa é acirrada sempre tem problema na justiça para ser resolvido. A gente tem que se preparar, tomar conhecimento das resoluções, da jurisprudência do TSE e claro da jurisprudência do TRE para poder manter a coerência e a previsibilidade da conduta de quem se candidata e participa do processo eleitoral”, disse.

Para o presidente do tribunal, desembargador Paes Landim, o processo de renovação na Casa é sempre um grande acontecimento no âmbito da Justiça Eleitoral.

  • Foto: Kelvyn Coutinho/ViagoraDesembargador Paes Landim, presidente do TRE-PI.Desembargador Paes Landim, presidente do TRE-PI.

“De 2 em 2 anos a Corte se renova, porque todos os sete membros possuem mandatos de dois anos. De forma que se finda este período, novos juízes são trazidos ao plenário deste tribunal para exame das questões eleitorais. [...] A expectativa para o próximo ano, com certeza, é de muito trabalho. Nós teremos as eleições municipais e o tribunal já se encontra preparado para essas eleições, todos os procedimentos internos já foram tomados, todas as licitações, praticamente, já se encontram feitas, de tal maneira que o tribunal espera que tudo transcorra dentro da maior legitimidade possível”, destacou.

Na solenidade, também estiveram presentes o deputado federal Flávio Nogueira (PDT), representando a bancada piauiense no Congresso Nacional, e o deputado estadual Henrique Pires (MDB), representando a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e o presidente da Casa, deputado Themístocles Filho (MDB).

Facebook
Veja também