Viagora

Justiça do Estado solta investigados na Operação Sesmaria

Acusados teriam desviado terreno público de 24 mil hectares no Estado. A Justiça, por meio de decisão monocrática, decretou a liberação dos acusados neste domingo (5).

Nesse domingo (5), o desembargador Joaquim Santana, do Tribunal de Justiça do Piauí, decidiu pela liberação dos suspeitos na Operação Sesmaria, deflagrada na última sexta-feira (03), para desarticular um esquema de grilagem de terras no interior do Estado. Foram presos na operação os advogados Linconl Hermes Saraiva Guerra e Manoel de Sousa Cerqueira, o agrimensor José Robert Leal Rocha e o juiz aposentado Cícero Rodrigues, que atuava como advogado.

Os suspeitos foram acusados de corrupção ativa e passiva, peculato (desvios de bens públicos), formação de quadrilha e falsidade ideológica, segundo o promotor Rômulo Cordão, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). De acordo com as investigações, eles teriam participado de ocupação irregular de terras no estado, cerca de 24 mil hectares. O dado foi revelado durante entrevista coletiva na sede do Gaeco. De acordo com José William Pereira Luz, promotor de Canto do Buriti, a área é superior ao território de Teresina.

Os crimes cometidos pelos acusados teriam ocorrido a partir de agosto de 2009, porém a investigação só teve início em 2013 a partir de revisões feitas nos cartórios da região Sul do Estado pelo juiz da vara agrária do Piauí, Heliomar Rios Ferreira.

A anulação dos quatro títulos, que correspondem aos 24 mil hectares foi feito através da corregedoria pelo Tribunal de Justiça do Piauí.

Facebook
Veja também