Viagora

Justiça Federal impede sigilo em votação sobre Aécio Neves

A decisão foi tomada pelo juiz federal Márcio Luiz Coelho de Freitas.

A Justiça Federal de Brasília concedeu uma decisão liminar que impossibilita o sigilo na sessão que determina os possíveis afastamento e o recolhimento noturno do senador Aécio Neves (PSDB-MG). A apreciação do caso pela casa está prevista para próxima terça-feira (17).

Conforme a Agência Brasil, a medida foi tomada na noite dessa sexta-feira (13), pelo juiz federal Márcio Luiz Coelho de Freitas. Segundo ele “a adoção de votação sigilosa configuraria ato lesivo à moralidade administrativa, razão pela qual defiro a liminar para determinar que o Senado Federal se abstenha de adotar sigilo nas votações referentes à apreciação das medidas cautelares aplicadas ao senador Aécio Neves”.

  • Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilPlenário do Senado FederalJustiça Federal impede Senado de realizar votação sigilosa no caso do Aécio Neves.

Proposta pelo presidente da União Nacional dos Juízes Federais (Unajuf), Eduardo Luiz Rocha Cubas, a ação popular registra que “foi noticiada a possibilidade de que o Senado poderá esconder-se por trás do voto secreto” na decisão sobre o mandato de Aécio e cita também a obrigação dos políticos de prestarem satisfação como ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pela sua atuação.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no final de setembro, afastar o senador Aécio Neves do exercício de seu mandato pela segunda vez este ano. A decisão uma medida cautelar pedida pela Procuradoria-Geral da República pelas acusações de corrupção passiva e obstrução de Justiça, baseadas em delações premiadas da empresa J&F. 

Mais conteúdo sobre:

Aécio Neves

Facebook
Veja também