Viagora

Justiça manda que FMS faça melhorias na Maternidade Wall Ferraz

A decisão foi obtida através da 29ª Promotoria de Justiça, especializada na defesa da saúde em Teresina.

A Justiça expediu liminar para determinar que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) faça a reforma e ampliação de leitos da Maternidade Wall Ferraz. A decisão foi obtida através da 29ª Promotoria de Justiça, especializada na defesa da saúde em Teresina.

A medida foi concedida pelo Juiz de Direito da 1ª Vara dos feitos da Fazenda Pública e se deu por meio do Inquérito Civil Público nº 06/2014, com o objetivo de apurar irregularidades na estrutura física, de pessoal e de funcionamento da Maternidade.

As medidas deverão compreender os leitos de UTI Neonatal (UTIN) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO), no ambulatório, UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediário Neonatal (UCIN), Centro Obstetrício e esterilização, Nutrição e área administrativa da maternidade.

De acordo com as vistorias realizadas, foi constatada a necessidade de redimensionar o quadro de pessoal visando aumentar o quantitativo, possibilitando o atendimento efetivo no setor de urgência, no centro cirúrgico e obstétrico; providenciar a aquisição de materiais e equipamentos para a sala de recuperação pós-anestésica; discutir a possibilidade de instituir plantões para nutricionistas; e elaborar protocolos de urgência e colocar dois obstetras por plantão.

Facebook
Veja também