Viagora

Lacen-PI bate recorde de testes diários para detectar a Covid-19

A diretora do Lacen destaca que a testagem é importante para que os especialistas possam planejar novas medidas de combate ao coronavírus no estado.

Na última terça-feira (30), o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí Dr. Costa Alvarenga (Lacen) bateu o recorde no número de exames realizados em um único dia para a detecção do coronavírus.

Segundo o Lacen, foram realizados 2.753 exames de RT/PCR, considerado padrão ouro para a detecção do vírus causado pela Covid-19. Esse teste detecta a presença do vírus no organismo e, por isso, é usado para identificar casos ativos da doença.

  • Foto: DivulgaçãoTeste RT/PCR para a detecção do coronavírus.Teste RT/PCR para a detecção do coronavírus.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de positividade deste tipo de teste deve ficar abaixo de 5% para controlar a pandemia.

A diretora do laboratório, Walterlene de Carvalho, explica que na última semana a média diária de análises feita pelo Lacen vem apresentando crescimento.

“Nas últimas semanas, mesmo com a dificuldade de aquisição de alguns insumos, como placas e tubos de eppendorf, que estão em falta no mercado, nós conseguimos aumentar a capacidade de exames por dia”, disse a diretora.

Walterlene de Carvalho destacou ainda a importância da testagem para controle do coronavírus e que, com mais pessoas realizando os testes é possível que os especialistas possam planejar novas medidas.

“Precisamos insistir na testagem, que é uma parte importante da estratégia para conter o índice de transmissão. Com o maior número de pessoas realizando o teste será possível que os especialistas possam planejar as novas medidas. Não podemos abrir mão de testagem. Isso tem que ser mantido como prioridade”, ressaltou.

Facebook
Veja também