Viagora

Lacen-PI investiga caso da Covid-19 em paciente com Guillain-Barré

Segundo a Sesapi, o exame foi realizado no setor de biologia molecular do Lacen-PI, através da técnica RT-PCR.

O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen-PI) detectou material genético do novo coronavírus no líquido cefalorraquiano de um paciente vitimado recentemente por síndrome de Guillain-Barré.

Segundo a Sesapi, o exame foi realizado no setor de biologia molecular do Lacen-PI, através da técnica RT-PCR.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíLacenLacen

De acordo com o médico neurologista e responsável pela pesquisa, Marcelo Adriano, é um  achado inédito. “É o primeiro caso documentado no mundo em que o vírus é detectado no sistema nervoso de um paciente com a doença”, explica o médico. Diante dos indícios iniciais de que a Covid-19 poderia atacar o sistema nervoso dos indivíduos, o programa local de vigilância epidemiológica dos agravos com manifestações neurológicas passou a incluir a pesquisa do SARS-CoV-2 no líquido cefalorraquidiano dos pacientes desde maio de 2020, no Lacen-PI.

“ Nós estamos trabalhando sem parar desde o início da pandemia, buscando levar aos pacientes um diagnóstico preciso e de qualidade. E também realizando pesquisas como esta que vão ajudar a entender como o vírus se comporta no sistema nervoso central", destaca a diretora do Lacen-PI, Walterlene de Carvalho.

A Sesapi informou que o exame de RT-PCR para o novo coronavírus foi adicionado ao painel de investigação laboratorial de herpes vírus, enterovírus e arbovírus-dentre eles: zika, dengue, chikungunya e vírus do Nilo Ocidental. Essa estratégia foi responsável pela detecção do primeiro caso de encefalite pelo vírus da febre do Nilo Ocidental do país, em 2014.

“Em 2019, o Piauí foi alvo de uma visita de uma equipe de neuroepidemiologistas do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, por conta dos resultados positivos do programa", lembra o neurologista Marcelo Adriano.

O Ministério da Saúde estuda atualmente, a ampliação dos procedimentos de vigilância executados pelo Piauí para outros Estados da federação. A diretora do Lacen-PI, Walterlene de Carvalho explica como é feito o processo. "Após detectarmos líquor positivo, repetimos a análise por três vezes. Essa amostra será enviada para Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará. Foi feito também quimioluminescência do soro do paciente com detecção do IgM e IgG", pontua a diretora.

Síndrome

O líquido cefalorraquidiano é um fluido que envolve e protege o cérebro, a medula espinhal e as raízes de todos os nervos do corpo humano. Esse líquido é coletado por punção na região da coluna lombar, nos casos suspeitos da doença. A síndrome de Guillain-Barré é caracterizada pela perda aguda da força muscular e da sensibilidade nas pernas, nos braços, na face e até mesmo nos músculos da respiração. “Geralmente, a doença é deflagrada por infecções virais ou bacterianas – especialmente a bactéria intestinal Campylobacter jejuni e o vírus Zika", explica o neurologista Marcelo Adriano.

Diante de uma infecção, por vezes o sistema imunológico do paciente confunde-se e passa a atacar os próprios nervos do indivíduo, reconhecendo erroneamente os seus envoltórios como se fossem vírus ou bactéria a serem eliminados.  Nessas situações, indica-se o uso da medicação “imunoglobulina humana hiperimune” (disponível pelo SUS), na tentativa de interromper o processo de lesão dos nervos pelo próprio sistema imunológico. 

O diretor do Hospital Natan Portella e infectologista, José Noronha esclarece também que esse caso avaliado é de um paciente que apresenta uma síndrome que é uma resposta desregulada do sistema imunológico. De acordo com o médico, a síndrome causa uma desregulação e inflamação nos nervos periféricos.

Facebook
Veja também