Viagora

Lacen realiza testes mais sensíveis para detectar o novo coronavírus

Segundo a Sesapi, o teste sorológico por quimioluminescência apresenta uma maior sensibilidade e maior especificidade em relação aos demais testes.

O Governo do Piauí informou que o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) adquiriu um noto tipo de deste para detectar a Covid-19, e o resultado poderá ficar pronto em até 48 horas após a amostra entrar no laboratório.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o teste sorológico por quimioluminescência apresenta uma maior sensibilidade e maior especificidade em relação aos demais testes. Ao entrar em contato com o material coletado dos pacientes, o reagente começara a emitir uma luminosidade que irá variar de intensidade dependendo da quantidade de anticorpos presente na amostra.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíLacen realiza testes mais sensíveis para detectar o novo coronavírusLacen realiza testes mais sensíveis para detectar o novo coronavírus.

Segundo o Lacen, quanto maior a intensidade, mais anticorpos o indivíduo irá possuir, indicando a presença ou não do vírus. O resultado do teste ficará pronto em até 48 horas após a entrada da amostra coletada no laboratório, e o exame só poderá ser feito em ambiente laboratorial, após a coleta venosa no paciente.

A diretora do Lacen, Walterlene Carvalho, explica que os primeiros testes e os equipamento adquiridos, que possibilitam a realização do exame, serão utilizados em um inquérito sorológico com os profissionais da saúde que atuam nos hospitais da rede estadual. O Lacen está realizando um levantamento das unidades que compõem a rede para determinar a quantidade de testes que será realizado em cada hospital.

“Esse inquérito vai nos permitir traçar um perfil epidemiológico que irá permitir uma tomada de ações mais efetivas no enfrentamento a Covid-19”, explica a diretora do Lacen.

Facebook
Veja também