Viagora

Lagoas do Norte lança licitação para concluir Canal do Matadouro

De acordo como programa, uma nova empresa deve ser contratada para a conclusão das obras que beneficiarão a população local.

O Programa Lagoas do Norte lançou o edital de contratação para uma nova empresa que trabalhará na construção do Canal do Matadouro.

Segundo o Lagoas do Norte, a obra está orçada em cerca de R$ 3,2 milhões e tem como objetivo resolver os problemas de enchentes e inundações na região, além de urbanizar o seu entorno com equipamentos públicos que proporcionem um espaço adequado para a prática de caminhadas e outras atividades físicas, lazer e convívio social.

De acordo com o Programa, antes da obra, o canal recebia água da chuva vinda de vários bairros e as famílias que viviam nas proximidades tinham suas casas alagadas constantemente, além de conviver com muito lixo, tanto o que era trazido pela enchente como os que eram depositados irregularmente pela população.

Com a primeira etapa da obra já realizada, agora as famílias vivem em novas moradias, com dignidade, esgotamento sanitário e água na torneira e o local já passou por uma primeira etapa de obra.

Ainda segundo o Lagoas do Norte, nessa primeira etapa foram eitos 80% da movimentação de terra, 3,4km de esgotamento sanitário, melhorias dos bueiros e 30% dos passeios, que são as intervenções mais significativas que permitiram a resolução de grande parte do problema causado pelas chuvas.

Conforme o projeto, para a conclusão, ainda deverão ser feitos os demais 20% de movimentação de terra e a urbanização propriamente dita, com instalação de piso, iluminação, bancos, academia popular, playground, lixeiras, melhoria da arborização e outros equipamentos públicos.

O diretor-geral do Lagoas do Norte, Bruno Quaresma explica que a demanda é muito importante para a população que vive nas proximidades, que sofriam com os alagamentos e viviam em condições de precariedade.

“Essa é uma demanda muito importante para a população não só do bairro, mas de muitas comunidades vizinhas que sofriam com os alagamentos. Muitas famílias que moravam dentro do leito do canal e viviam em condições de muita precariedade, agora estão em moradia digna, com esgotamento e água encanada”, afirmou.

O edital de licitação está disponível no site do programa: https://semplan.pmt.pi.gov.br/lagoas-do-norte/. As empresas interessadas devem apresentar proposta até as 10h do dia 16 de agosto, acompanhada de Declaração de Manutenção de Proposta. No site estão disponíveis ainda o edital padrão do BM e as planilhas.

Para receber quaisquer informações sobre o processo e o link da reunião virtual de abertura das propostas, as empresas devem preencher o formulário para cadastro disponibilizado.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Prefeitura de Teresina

Facebook
Veja também