Viagora

Lindomar Castilho expulsa cabo da PM acusado de matar esposa

No último dia 18 de maio, o comandante-geral da PM do Piauí, Lindomar Castilho, decidiu expulsar da corporação o cabo José de Ribamar Barros.

No último dia 18 de maio, o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, determinou a expulsão do cabo da reserva remunerada José de Ribamar Barros dos quadros da corporação. Ele é acusado de matar a facadas a esposa Maria Luísa de Sousa a facadas.

Em sua decisão, o comandante-geral destacou a instauração de processo administrativo que teve objetivo de apreciar a capacidade de permanência do cabo nas fileiras da Corporação Policial Militar na situação em que se encontra. “Em decorrência de irrefutáveis indícios de transgressões disciplinares de natureza grave que afetaram a administração, o pundonor policial militar e o decoro da classe policial cujos fatos se revelam de gravíssima perniciosidade à imagem da Polícia Militar do Piauí”, enfatizou Castilho.

O coronel baseou sua decisão nas declarações das testemunhas do fato, onde ficou evidente a prática de crime e por consequência a transgressão administrativa, “tornando-se inadmissível a permanência de militar que comete crimes dessa natureza nas fileiras da corporação, desvirtuando da moralidade e ética administrativas defendidas rigorosamente por esta corporação secular”.

Lindomar Castilho decidiu então julgar procedentes as acusações imputadas ao cabo, por ter cometido homicídio contra sua esposa Maria Luísa de Sousa em 25/08/2015, demonstrando com seu ato “ser incapaz de permanecer nas fileiras da Polícia Militar do Piauí na situação de inatividade em que se encontra”.

Ao final aplicou a punição de exclusão a bem da disciplina das fileiras da Polícia Militar do Estado do Piauí ao cabo da reserva remunerada José de Ribamar Barros por haver infringido os dispositivos legais e regulamentares previstos na Lei nº. 3.808/81 (Estatuto dos Policiais Militares da PMPI) e no Decreto nº 3.548/80 (Regulamento Disciplinar da PMPI).

Facebook
Veja também