Viagora

Lotes de vacinas AstraZeneca e Coronavac chegam ao Piauí nesta quarta

Segundo o secretário Florentino Neto, os dados do Vacinômetro da Sesapi apontam que mais de 15% da população Piauí está completamente vacinada contra a Covid-19.

Na tarde desta terça-feira (27), o estado do Piauí recebeu 71.100 doses de vacinas contra a Covid-19. Foram 14.700 doses do imunizante FioCruz/AstraZeneca e 56.400 da Butantan/CoronaVac.

Também está prevista para esta quarta-feira (28) a chegada de 69.750 doses de FioCruz /AstraZeneca e mais 32.760 vacinas da Pfizer. Este é o maior quantitativo já recebido pelo estado. Ao todo são 173.910 vacinas para aplicação de 1ª e 2ª doses pelos municípios piauienses.

  • Foto: DivulgaçãoDoses das vacinas AstraZenca e ButantanDoses das vacinas AstraZeneca e Butantan

Esta semana o Piauí bateu a marca de mais de 500 mil pessoas imunizadas contra a Covid-19, seja porque tomaram as duas doses das vacinas que necessitam de duas aplicações para completar o ciclo vacinal, ou porque receberam o imunizante da Janssen, que só requer uma dose para ficar protegido.

Segundo o secretário Florentino Neto, os dados do Vacinômetro da Sesapi apontam que mais de 15% da população Piauí está completamente vacinada contra a Covid-19.

“Esse número só foi possível devido a um trabalho conjunto de estado e municípios para acelerar a vacinação dos piauienses. Com a colaboração de todos vamos conseguir vacinar nosso povo e sair dessa pandemia”, destaca.

Entrega aos municípios

Os imunizantes serão distribuídos aos municípios, pela Sesapi, de acordo com a resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB). 50% dos imunizantes serão para a população em geral de 18 a 59 anos, não contempladas nos demais grupos, 30% para grupos estabelecidos Plano Nacional de Imunização e também para 20% dos serviços essenciais escolhidos pelos conselhos municipais de saúde.

Conforme o secretário Florentino Neto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está preparada para entregar as vacinas aos municípios o mais rápido possível.

“Como os lotes irão chegar em voos separados, nossas equipes estão preparadas para que quando todas as vacinas estiverem em solo piauiense, sejam encaminhadas com maior celeridade aos municípios, proporcionando que os mesmos iniciem sua vacinação”, ressaltou.

Facebook
Veja também