Viagora

Lula encara Sérgio Moro pela segunda vez em depoimento

Ele vai responder sobre compra de terreno e apartamento pela Odebrecht.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai depor nesta quarta-feira (13), na sede da Justiça Federal do Paraná, em Curitiba. Ele será ouvido às 14h pelo juiz Federal Sérgio Moro para dar esclarecimento sobre seu segundo processo que responde no âmbito da Operação Lava Jato.

Conforme a Agência Brasil, o Ministério Público Federal (MPF) acusa o ex-presidente de receber vantagens indevidas do Grupo Odebrecht para beneficiar a empreiteira em contratos com a Petrobras.

  • Foto: ReproduçãoLula em depoimento a Sérgio MoroLula presta hoje (13) depoimento sobre segundo proceesso na Lava-Jato ao Sérgio Moro.

Segundo a denúncia do MPF, o valor das vantagens indevidas recebidas por Lula se aproxima dos R$ 13 milhões. A Odebrecht comprou um terreno em São Paulo para a construção do Instituto Lula e a cobertura vizinha ao apartamento onde o ex-presidente mora, em São Bernardo do Campo.

Segurança reforçada 

Foi montado um esquema de segurança semelhante ao do primeiro depoimento em maio. Porém, o número de manifestantes previsto será menor. A segurança no local vai contar como destaque de cerca de mil policiais militares, representantes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep), Guarda Municipal, Polícias Rodoviária Estadual e Federal, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), entre outros órgãos.

Haverá bloqueio, a partir das 6h, a duas quadras do prédio da Justiça Federal do Paraná. A assessoria de imprensa da JFPR informou que terá expediente normal apesar do esquema de segurança e dos bloqueios no trânsito.

Manifestações

São esperados na cidade cerca de 5 mil manifestantes. Contra a expectativa de mais de 60 mil pessoas durante o primeiro depoimento, onde também foram destacados cerca de 1,7 mil policiais militares, além dos agentes dos outros órgãos de segurança.

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR) orienta que os apoiadores de Lula façam uma concentração na Praça Generoso Marques, no centro de Curitiba. Já os manifestantes favoráveis à condenação do petista devem ficar nas proximidades do Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico. O objetivo é evitar o encontro entre os dois grupos.

Facebook
Veja também