Viagora

Lula será novamente interrogado por Moro no mês de setembro

O ex-presidente é acusado de receber terreno para sede de seu Instituto como propina.

O ex-presidente Lula será interrogado novamente pelo Juiz Sérgio Moro no dia 13 de setembro, só que agora em relação a outra ação penal. Essa operação da Lava Jato analisa se houve recebimento, como propina, de um terreno onde seria construída a nova sede do Instituto Lula e um imóvel ao apartamento dele. A acusação foi feita pelo Ministério Público Federal.

  • Foto: Site:LulaSede onde funciona Instituto Lula.Sede onde funciona Instituto Lula.

Esses imóveis teriam sido comprados pela Odebrecht em troca de contratos adquiridos pela empresa na Petrobras. O valor da propina, segundo procuradores, se aproxima dos R$ 13 milhões. A acusação é de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, depôs no dia 30 de junho como testemunha para o juiz de primeira instância dos crimes identificados na Lava Jato, Sérgio Moro, e negou as denúncias. Ele disse que o Instituto não é uma propriedade privada e sim uma associação sem fins lucrativos, o que impossibilitaria a troca com o ex-presidente.

Okamotto diz que visitou o terreno uma única vez para avaliação, mas Lula e a diretoria do Instituto recusaram o terreno como sede.

Lula já foi condenado a 9 anos e meio de prisão pelo Sérgio Moro em outra ação penal por ter recebido, segundo a sentença, R$ 2,2 milhões de propina de forma dissimulada da construtora OAS. Em troca, a empreiteira manteria contratos com a Petrobras e haveria nomeações de diretores que favoreceriam a OAS.

Facebook
Veja também