Viagora

Lula seria um dos mandantes da morte de Celso Daniel, diz Valério

O empresário afirmou em depoimento ao Ministério Público de SP que conversou sobre o assunto com o próprio Lula.

Nesta semana, o empresário Marcos Valério afirmou em depoimento ao Ministério Público de São Paulo que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva seria um dos mandantes da morte do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel. As informações são do Jornal de Brasília.

Marcos Valério é responsável por aprimorar um método para desviar recursos públicos que alimentavam caixas eleitorais na década de 1990. Celso foi executado a tiros depois de ter sido sequestrado em 2002, a polícia configurou o caso sem motivações políticas, no entanto Marcos Valério afirma o contrário.

No depoimento prestado pelo empresário no Departamento de Investigação de Homicídios de Minas Gerais, Valério conta que o ex-deputado federal do PT, Professor Luizinho, “lhe confidenciou que Celso Daniel topou pagar com recursos da prefeitura a caravana de Lula pelo país, antes da eleição presidencial de 2002, mas não teria concordado em entregar a administração à ação de quadrilhas e àqueles que visavam ao enriquecimento pessoal”.

O empresário afirmou ainda que depois de pagar a chantagem de Ronan Maria Pinto, conversou sobre o assunto com o próprio Lula. ‘Eu virei para o presidente e falei assim: Resolvi, presidente. Ele falou assim: Ótimo, graças a Deus’, disse Valério.

Ele contou ainda em audiência que Ronan Maria Pinto, quando exigiu dinheiro para ficar calado, declarou que não ia ‘pagar o pato’ sozinho e que iria citar o presidente Lula como ‘mandante da morte’ do prefeito de Santo André e que Ronan ia ‘apontá-lo como cabeça da morte de Celso Daniel’.

Mais conteúdo sobre:

Luiz Inácio Lula da Silva

Facebook
Veja também