Piauí

Mais de 18 mil terão inscrição eleitoral cancelada no Piauí

Destes 18.108 títulos de eleitor a serem cancelados, 7.150 pertencem a capital, Teresina. As informações dos atendimentos realizados no período de regularização serão processadas nos próximos dias.
  • DA REDAÇÃO
09/05/2019 07h49

Encerrado o prazo para os eleitores que não votaram ou deixaram de justificar o voto nas três últimas eleições no Piauí, a primeira parcial indica que 18.108 eleitores com domicílio eleitoral no Estado não compareceram a um cartório eleitoral no período de 07 de março a 06 de maio para regularizar a inscrição eleitoral.

Destes 18.108 títulos de eleitor a serem cancelados, 7.150 pertencem a capital, Teresina. As informações dos atendimentos realizados no período de regularização serão processadas pelos próximos 15 dias em todo o Brasil e no dia 21 de maio será realizado o efetivo cancelamento da inscrição eleitoral dos que não atenderam à convocação via editais publicados pelas Zonas Eleitorais.

O cancelamento do título acarreta uma série de problemas. Ficando o eleitor impedido, por exemplo, de obter passaporte e carteira de identidade, de receber salário de função ou emprego público e de participar de concorrência pública ou administrativa estatal. Além da impossibilidade de contrair empréstimos em instituições públicas, de se matricular em instituições de ensino e de ser nomeado em concurso público.

Mais na Web