Viagora

Mais de 20 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe, diz FMS

Conforme a FMS, este ano a campanha está dividida em etapas para diferentes públicos, começando por aqueles que ainda não receberam a dose da vacina contra a Covid-19.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que nos primeiros 10 dias de campanha em Teresina, 20.901 pessoas já foram imunizadas conta a gripe, dentro do público alvo da primeira etapa, sendo eles crianças, gestantes, mulheres no pós-parto, população indígena e trabalhadores da saúde.

A vacina que protege contra os três tipos de vírus da gripe mais comuns no Brasil, o influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B, segue em 69 salas de vacina da capital.

Nos primeiros dias de mobilização, foram vacinadas 15.955 crianças, 2.341 gestantes, 294 puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e 2.311 trabalhadores da saúde que atuam em unidades de saúde da capital.

A coordenadora da campanha de vacinação contra a influenza da FMS, Adriana Sávia, avalia os números como positivos: “Na nossa análise a procura está boa, considerando que estamos na primeira semana de vacinação. Precisamos que as pessoas continuem comparecendo às UBS para que a gente consiga atingir a meta de cobertura de todos os grupos, que é em torno de 90%”.

Conforme Adriana Sávia, este ano a campanha está dividida em etapas para diferentes públicos, começando por aqueles que ainda não estão sendo contemplados pela vacina contra a Covid-19, já que é preciso um intervalo entre as duas vacinas.

“Nos meses de maio e junho teremos outras etapas, contemplando os idosos – que já estarão todos imunizados contra a Covid – e demais grupos”, esclareceu.

Para a coordenadora, a vacina é segura e protege a população, evitando complicações de saúde e ajudando a reduzir o número de doentes que procuram por Unidades Básicas de Saúde e Hospitais, já bastante demandados por conta da pandemia da Covid-19.

Facebook
Veja também