Viagora

Mais de 6 mil piauienses caíram na malha fina do Imposto de Renda

Segundo relatório da Delegacia da Polícia Federal em Teresina, dos 206.694 contribuintes do Piauí que prestaram contas com o IRPF, um total de 6.879 caíram na malha fina.

Um relatório divulgado pela Delegacia da Receita Federal em Teresina mostrou que, dos 206.694 mil contribuintes do Piauí que declararam o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em 2019, um total de 6.879 caíram na malha fiscal, conhecida como malha fina. A quantidade é pouco maior que 3% do total de declarantes que prestou contas com o leão.

Dois motivos são citados no relatório como as principais causas da malha fina no Piauí: omissão de rendimentos por não declarar todas as fontes de renda ou informar com valores incorretos; e despesas com saúde, em que os gastos foram informados incorretamente.

Para verificar quais pendências ou inconsistências foram encontradas na declaração do IR, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal e criar um código de acesso ao Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), consultando o extrato de processamento da declaração (Extrato DIRPF).

Em seguida, na seção “pendências”, onde é apontado o motivo pelo qual a declaração foi retida e, também, se a pendência pode ser regularizada pelo próprio contribuinte, a chamada autorregularização.

Caso o contribuinte considere que não existe inconsistência na sua declaração deve aguardar intimação e, só então, apresentar documentos comprobatórios no prazo de 20 dias do recebimento da correspondência.

Facebook
Veja também