Viagora

Mais de 7 mil piauienses ainda não sacaram o abono salarial

Prazo final para retirar benefício nos bancos ou lotéricas vai até 30 de junho.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou que mais de 7.145 trabalhadores do Piauí ainda não realizaram o saque do abono salarial do PIS/Pasep, referente ao ano-base 2015. Segundo o MTE, o prazo final para sacar o benefício é o dia 30 de junho.

Os beneficiados devem procurar uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil para sacar o abono. Quem tiver o Cartão Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica.

Caso contrário, pode receber o abono na agência da Caixa com um documento de identificação. Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta.

O valor do abono é proporcional ao tempo trabalhado com carteira assinada no ano-base. Se ela trabalhou durante os 12 meses, vai receber o valor total do benefício, que é de um salário mínimo (R$ 937).

  • Foto: Agência Brasil/Marcello Casal JrAbono salarialAbono salarial

Têm direito ao abono quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos, tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2015 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos e tenha tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Após o encerramento do período de saques, o dinheiro do abono salarial que não foi sacado voltará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Ele será usado para o pagamento de benefícios como o Seguro-Desemprego e o Abono Salarial do próximo ano.

Mais conteúdo sobre:

Ministério do Trabalho e Emprego

Facebook
Veja também