Viagora

Mais de 80% dos acidentes de trânsito no Piauí envolvem motos

O hospital realizou 45 amputações em acidentados com o veiculo.

Principal demanda no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), os acidentes com motocicletas representam 83% do total registrado de incidentes no trânsito, com 5.903 atendimentos.

Somente neste ano, foram realizadas 45 amputações em membros de vítimas de acidentes o veículo. Em 2016, foram realizados 65 procedimentos do tipo.

O diretor-geral do HUT, Gilberto Albuquerque, afirmou que os acidentes de trânsito representam 21,3% do atendimento geral do hospital, constituindo em um problema de saúde pública. Em 2017, foram atendidas 7.123 pessoas vítima de acidentes de trânsito.

  • Foto: DivulgaçãoAcidente na BR 020Acidente 
  • .

“Esse número é bastante significativo e requer uma atenção especial dos próprios motoristas que insistem em não obedecer as leis de trânsito”, explicou o diretor.

A psicóloga do HUT, Joseline Sousa, relatou que quando um paciente recebe o diagnóstico da amputação a psicologia inicia o acolhimento e avalia se o mesmo tem consciência da gravidade do caso.

“O medo é a primeira reação, pois a insegurança diante do que pode acontecer depois da amputação é muito forte. Se o medo não for trabalhado ele pode desencadear pensamentos negativos o que torna o processo de aceitação ainda mais difícil. Assim, trabalhamos esses medos e após a cirurgia começamos a preparar o paciente para reabilitação social”, finaliza.

Facebook
Veja também