Viagora

Mais de 80 mil declarações do ITR já foram entregues no Piauí

A declaração do ITR deve ser elaborada com uso de computador, por meio do Programa ITR 2019, disponível no sítio da Receita.

A Receita Federal no Piauí recebeu cerca de 80 mil declarações de Imposto Territorial Rural (ITR) até o momento. O prazo para declarar termina no dia 30 de setembro.

Em 2018, foram entregues 165.530 declarações do ITR no Piauí, tendo sido arrecadados R$ 13.777.814,00. Os municípios que mais contribuíram para essa arrecadação foram os produtores de soja: Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Bom Jesus e Ribeiro Gonçalves, localizados na região sul do estado.

A declaração do ITR deve ser elaborada com uso de computador, por meio do Programa ITR 2019, disponível no sítio da Receita Federal. Após o preenchimento, transmite-se o arquivo da declaração pelo programa Receitanet.

 A Receita lembra que está obrigado a apresentar a declaração àquele que detém a propriedade, a posse ou a titularidade do imóvel rural. Também àquele que, entre 1º de janeiro de 2019 e a data da apresentação da declaração, perdeu a posse do imóvel rural ou o direito de propriedade.

Se a declaração for transmitida após o prazo de entrega, o declarante estará sujeito à multa de R$ 50,00, porém esse valor será reduzido à metade caso o pagamento ocorra até a data do vencimento.

Mais conteúdo sobre:

Receita Federal

Facebook
Veja também