Viagora

“Mãos Dadas Contra a Violência” é realizado em escolas da capital

As palestras ocorreram de forma simultânea em dez escolas da capital nesta manhã e contou com a presença da delegada Anamelka e do secretário Fabio Abreu.

Na manhã desta quinta-feira (10), a Secretaria Estadual de Segurança Pública em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) deram início às palestras em escolas públicas da ação “Mãos Dadas Contra a Violência”. Os debates ocorrem em dez unidades escolares da capital de forma simultânea em razão do Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher.

  • Foto: Nathalia Carvalho/ViagoraAlunos se reuniram no pátio da escola para palestra.Alunos se reuniram no pátio da escola para palestra.

A delegada Anamelka Cadena e o secretário estadual de segurança, Fabio Abreu, estiveram presentes em uma das palestras na Escola Municipal Professor Didácio Silva, localizada na zona Sudeste. Para ela, a conversação com o público nas escolas pode ser uma das principais chaves para diminuir o índice de feminicídio na capital.

“São vários profissionais engajados nesse enfrentamento, estão dez delegados em dez unidades escolares nesse momento falando sobre violência contra a mulher. A intenção é exatamente pautar esse viés pedagógico que a Lei Maria da Penha tem, pautar a necessidade de dialogar sobre essa temática, como a gente pode identificar e formas de trabalhar na desconstrução desses valores patriarcais e sexistas, no intuito de mudar o pensamento dessa nova geração para que a gente não fomente mais violência”, afirma.

  • Foto: Nathalia Carvalho/ViagoraDelegada Anamelka Cadena com alunos.Delegada Anamelka Cadena com alunos.

O diálogo, além de informar canais de denúncia, traz informações sobre políticas públicas desenvolvidas no estado que podem assistir mulheres vítimas dessa violência. O secretário Fábio Abreu afirma que o estado é referência no assunto. “Em termo de conscientização e suporte para as mulheres o Piauí é uma referência. Precisamos trabalhar essa questão cada vez mais cedo e o ambiente ideal é nas escolas, porque lá que estão nossas crianças e nossos jovens”, pontuou.

  • Foto: Nathalia Carvalho/ViagoraSecretário de segurança Fábio Abreu.Secretário de segurança Fábio Abreu.

Fábio Abreu reforçou a importância do diálogo com o público masculino, já que, para ele, é o principal agente quando se trata de feminicídio.

Ele informou, ainda, que a ações também devem ser desenvolvidas em escolas do interior piauiense. “Tenho sempre destacado que quem é o grande agente que provoca esse tipo de crime contra a mulher é o homem, então temos que atingir aqui a maior parte do público masculino também. Estamos iniciando esse trabalho hoje, mas lógico que as ações vão se estender em outras escolas tanto aqui na capital quanto no interior”, finalizou.

Facebook
Veja também