Viagora

Marcelo Castro e Elmano querem criar grupo para defender Nordeste

Os dois senadores, além de outros, são autores do projeto que cria a Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Estados do Nordeste, no âmbito do Senado Federal.

Os senadores Elmano Férrer (Podemos) e Marcelo Castro (MDB) são autores do Projeto de Resolução do Senado 27/2019 que cria a Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Estados do Nordeste, no âmbito do Senado Federal. O PRS está na pauta da 11ª Reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo agendada para o dia 24 de abril.

  • Foto: ViagoraSenadores Marcelo Castro e Elmano Férrer.Senadores Marcelo Castro e Elmano Férrer são alguns dos autores do projeto.

A Frente Parlamentar busca fortalecer as parcerias com os Estados Membros, a serem firmadas em diversas áreas visando o desenvolvimento econômico e social, infraestrutura, tecnologia e inovação, segurança pública, administração prisional e proteção do meio ambiente.

A iniciativa vislumbra a otimização de resultados, a economia de recursos financeiros, o fomento de compras compartilhadas entre os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia a fim de reduzir custos dos produtos e serviços comercializados entre eles, por tempo indeterminado de duração.

Na justificativa do projeto, os senadores afirmam que a criação tem como prioridade o enfrentamento conjunto e articulado das dificuldades financeiras nos nove estados do Nordeste, bem como o compartilhamento de tecnologias de gestão voltadas a várias áreas. Eles dizem que o esforço busca “soluções políticas integrativas visando a repelir, ou mesmo tempo conter, a situação caótica financeira, social, educacional e de saúde porque passam os estados nordestinos”.

Os parlamentares justificam ainda que a proposição vem para “corroborar com as atividades do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, doravante apenas "Consórcio Nordeste", que começou a ser gestado na Bahia, posteriormente fortalecido pela adesão de todos os outros estados da região”.

Facebook
Veja também