Viagora

Marcelo Castro representará o Brasil no Parlamento do Mercosul

O senador tomará posse, na próxima segunda (29), como um dos 37 parlamentares brasileiros representantes no Parlasul, no Uruguai.

O senador Marcelo Castro tomará posse, na próxima segunda (29), como um dos 37 parlamentares brasileiros representantes no Parlamento do Mercosul (Parlasul), em Montevidéu, Uruguai. Por lá, será titular da Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo.

  • Foto: Hélio Alef/ViagoraSenador Marcelo Castro (MDB)Senador Marcelo Castro (MDB)

Ao longo do dia, participará da 62ª Sessão do Parlasul. Na pauta, constam temas variados, que incluem, por exemplo, o XIV Encontro de escritores do MERCOSUL, o XI Congresso Internacional de Educação Intercultural e Literatura Contemporânea e o VIII Encontro de produtores culturais do Mercosul. Outra matéria apreciada em plenário diz respeito ao Corredor Ferroviário Bioceânico Central, que uniria o Porto Santos, Brasil e Porto de Ilo, Peru.

Parlasul

O Parlasul permite debater, com representantes legítimos, o processo de integração para a região. Desde que foi constituído, em 2006, realiza, mensalmente, sessões plenárias, reuniões de Mesa Diretora e de comissões. Atualmente, o Brasil conta com representantes em todas as dez comissões.

Também ocupa a presidência, pelo biênio 2018-2019, da Comissão de Trabalho, Políticas de Emprego, Seguridade Social e Economia Social; e da Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo.

Entre as atribuições do Parlasul, estão as de velar pela observância das normas do Mercosul e pela preservação do regime democrático nos Estados Partes. Entre suas funções, consta ainda a de propor projetos de normas do Mercosul para consideração pelo Conselho do Mercado Comum.

Mercosul


Com mais de duas décadas de existência, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) é considerada a mais abrangente iniciativa de integração regional da América Latina. Os membros fundadores do Mercosul são Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, signatários do Tratado de Assunção de 1991. A Venezuela aderiu em 2012, mas está suspensa e outros países se juntaram à inciativa como Estados Associados.
O Bloco busca promover a integração por meio da prosperidade econômica com democracia, estabilidade política e respeito aos direitos humanos e liberdades fundamentais. Se tomado em conjunto, o MERCOSUL seria a quinta maior economia do mundo, com um PIB de US$ 2,79 trilhões.

Mais conteúdo sobre:

Marcelo Castro

Facebook
Veja também