Viagora

Maternidade Dona Evangelina Rosa pede doação de leite materno

A unidade esclarece que o coronavírus não é transmitido através do leite, segundo a Organização Mundial de Saúde.

A Maternidade Dona Evangelina Rosa, localizada no Centro de Teresina, está precisando de doações de leite materno. Segundo a unidade, o auxílio diminuiu depois que foi declarada a pandemia em razão da Covid-19, o novo coronavírus.

A coordenadora do Banco de Leite Humano da maternidade, Vanessa Paz, disse que nesse momento de quarentena a unidade não está recebendo doações presencialmente, mas que toda a equipe do Banco de Leite está treinada para ir até a residência dessas mães saudáveis receber o leite que for retirado durante o período recomendado. “Nossa rotina continua inalterada. Apenas os serviços presenciais não estão sendo feitos, tendo em vista que a orientação é que a mãe se mantenha em casa para evitar a disseminação da Covid-19”, explica a coordenadora.

O Banco de Leite da Maternidade tem em estoque, neste momento, 27,5 litros de leite humano para atender a 30 leitos de UTI, 20 leitos Unidade de Cuidados Intermediários (UCINCo) e 20 de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa).

Para quebrar os tabus em torno da doença, a maternidade ressalta que não há nenhuma evidência científica de contaminação do coronavírus por leite materno e que a Organização Mundial da Saúde permite as doações segundo os protocolos e todas as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Doação

Para doar, a mãe pode contatar a maternidade por meio da linha direta no número 0800 280 2522 ou ainda pelas redes sociais através do Instagram e página do Facebook do Banco de Leite THE.

Facebook
Veja também