Viagora

MEC anuncia internet gratuita para instituições de ensino federais

De acordo com o Ministério da Educação, a medida será destinada a estudantes do ensino básico e médio como das universidades em situação de vulnerabilidade.

Na tarde desta quarta-feira (1º), o Ministério da Educação (MEC) anunciou que irá realizar uma parceira com o Ministério da Ciência e Tecnologia para fornecer internet gratuita para alunos de institutos e universidades federais.

De acordo com o Ministério da Educação, a medida será destinada a estudantes do ensino básico e médio como das universidades em situação de vulnerabilidade. Nesse primeiro, serão atendidos 400 mil alunos, mas a meta é atingir um milhão de estudantes, sendo que a maioria está no Nordeste.

Segundo o MEC, a maioria dos estudantes tem acesso a equipamentos como celulares, mas não possuem conexão com pacotes de dados suficientes para acompanhar as aulas em vídeo ou fazer o download de materiais.

A licitação para a compra de planos de bônus de pacotes de dados deve ser realizada a partir da próxima semana, e a meta é que até o mês de agosto os estudantes já estejam conectados e possam acompanhar as aulas online.

Na ocasião, o MEC anunciou ainda o Protocolo de Biossegurança, com recomendações às instituições que planejam o retorno presencial às aulas. A proposta é que as instituições mantenham o sistema híbrido, com aulas presenciais e online.

Entre as medidas, o MEC orienta o distanciamento social e o retorno às aulas de forma escalonada. As salas de aulas devem manter as portas e as janelas abertas, além da higienização constante dos ambientes, além da aferição de temperatura e uso de máscaras e álcool em gel.

Facebook
Veja também