Viagora

MEC confirma Alexandre Lopes como novo presidente do Inep

Com a demissão de Elmer Vicenzi, Alexandre Lopes foi anunciado como o 4º ocupante do cargo de presidente do Inep na manhã desta sexta-feira (17).

Na noite dessa quinta-feira, 16 de maio, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Elmer Coelho Vicenzi, pediu demissão do cargo. A informação foi confirmada pelo Ministério da Educação (MEC).

Delegado de Polícia Federal, Elmer Vicenzi assumiu o Inep no último dia 22 de abril. De acordo com nota do MEC divulgada à imprensa, a demissão de Vicenzi aconteceu “a pedido”.

  • Foto: Divulgação/MECAlexandre Lopes foi anunciado como o novo presidente do Inep.Alexandre Lopes foi anunciado como o novo presidente do Inep.

O substituto de Vicenzi será Alexandre Lopes, conforme anunciado pela pasta na manhã desta sexta-feira (17).

Alexandre Lopes é bacharel em direito pela Universidade de Brasília (UnB) e engenheiro químico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele ocupa cargos na administração pública desde 2006.

Em janeiro de 2019, passou a desempenhar a função de diretor legislativo da Casa Civil da Presidência da República. Dentre suas atribuições, ele era responsável por acompanhar e coordenar o processo de sanção e veto dos projetos de lei enviados pelo Congresso Nacional.

Autarquia vinculada ao Ministério da Educação, o Inep é responsável por avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado a estudantes desde a alfabetização até o ensino médio, além do Censo Escolar e Censo da Educação Superior.

Facebook
Veja também