Viagora

MEC lança protocolo para volta às aulas em instituições federais

Com base no protocolo, as instituições federais devem adotar medidas de prevenção individual e coletiva, como aferição de temperatura, limpeza e ventilação de ambientes.

Nesta quinta-feira (02), o Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União um protocolo de biossegurança para a retomada gradual das aulas presenciais nas instituições de ensino federais, e afirma que o protocolo de segurança deve ser definido pelo governo local e pelas autoridades sanitárias.

Com base no protocolo disponibilidade no Portal do MEC, as instituições federais devem adotar medidas de prevenção individual e coletiva, como aferição de temperatura, limpeza e ventilação de ambientes, uso de máscara, disponibilizar álcool gel 70% e respeitar às regras de etiqueta respiratória e de distanciamento social, além de fazerem o escalonamento do acesso de estudantes a refeitórios e praças de alimentação.

“No uso de bebedouros, deverá se evitar contato direto com a superfície, devendo ser utilizado papel toalha com possibilidade de descarte em coletor de resíduos com acionamento sem contato manual e posteriormente, realizar a higienização das mãos. Na impossibilidade do cumprimento de tais orientações, recomenda-se a interdição dos bebedouros”, diz o documento.

Segundo o protocolo, as instituições devem manter o ensino à distância para alunos e servidores que fazem parte do grupo de risco da doença, além de pessoas acima de 60 anos, gestantes e lactantes, portadores de doenças crônicas ou responsáveis pelo cuidado de pessoas com suspeita ou confirmação da covid-19.

Ainda conforme o documento, deve ser constituído uma comissão com a comunidade escolar para que sejam definidos protocolos mais específicos adaptados a realidade de cada lugar, mas considerando as regras do estado e município.   

Para conferir o protocolo de biossegurança para a retomada das aulas clique aqui.

Facebook
Veja também