Viagora

MEC pede a escolas que gravem alunos cantando o Hino Nacional

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, enviou um e-mail para as escolas do país pedindo que os gestores registrem os alunos cantando o Hino Nacional Brasileiro.

Nessa segunda-feira (25), o Ministério da Educação (MEC) enviou um e-mail para as escolas do país pedindo que os alunos sejam perfilados para cantar o Hino Nacional Brasileiro e que o momento seja registrado em vídeo a ser enviado à pasta e à Secretaria Especial de Comunicação (Secom) da Presidência.

O e-mail ainda orienta a leitura de uma carta do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, que encerra sua fala com o slogan “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”.

  • Foto: Divulgação/FacebookRicardo Vélez Rodríguez.Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez.

“Prezados diretores, pedimos que, no primeiro dia de volta às aulas, seja lida a carta que segue em anexo nesta mensagem, de autoria do ministro da Educação, professor Ricardo Vélez Rodríguez, para professores, alunos e demais funcionários da escola, com todos perfilados diante da bandeira do Brasil (se houver) e que seja executado o Hino Nacional”, diz o texto.

A carta foi enviada a todas as escolas públicas e privadas do país. A orientação do ministro foi criticada por uma série de entidades, incluindo o diretor da Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar), Arthur Fonseca Filho. “Isso é ilegal, o MEC não tem competência para pedir nada disso aos colégios”, declarou Fonseca Filho.

Educadores e juristas também fizeram críticas quanto à divulgação de imagens de menores de idade sem consentimento.

Em nota divulgada por volta das 18h no seu site oficial, o MEC ressaltou que o comunicado enviado às escolas apresenta um “pedido de cumprimento voluntário”. A pasta afirmou que “a atividade faz parte da política de incentivo à valorização dos símbolos nacionais”. O ministério ainda acrescentou um trecho à nota em seu site informando que fará uma seleção das imagens enviadas e que, antes de qualquer divulgação, vai solicitar autorização legal da pessoa filmada ou de seu responsável.

Confira o documento enviado pelo MEC às escolas:

  • Foto: DivulgaçãoCarta enviada pelo ministro Ricardo Vélez às escolas.Carta enviada pelo ministro Ricardo Vélez às escolas.
Facebook
Veja também