Viagora

Médicos da rede estadual realizam paralisação no Piauí

Esta já é quarta suspensão neste ano, os profissionais reivindicam por melhorias na condição de trabalho.

Os médicos do Piauí iniciam uma paralisação nesta terça-feira (16), por todo o estado. Esta já é quarta suspensão neste ano, os servidores públicos buscam melhorias, principalmente nas condições de trabalho.

Em entrevista à TV Cidade Verde, o diretor do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí, Francisco Cavalcante, disse que o Estado não tem se posicionado. "O Estado não tem posicionado de maneira favorável a nenhuma negociação, a gente denuncia principalmente a falta de condições de trabalho. O caos está instalado na Saúde, quem mais sofre com isso é a população, a gente reclama também das progressões que são lei, mas não são realizadas. A insalubridade é irregular e não há concurso público para contratar novos profissionais”, esclarece.

Na ocasião, Francisco também denuncou a falta de equipamentos para trabalhar e pendências na estrutura dos hospitais. “O hospital é um verdadeiro caos. Falta maca, falta monitor para realização de cirurgia, as condições de atendimento ambulatorial também não são adequadas. E não é só aqui nos principais hospitais de Teresina, bem como em todo o estado ”, comenta.

O superintendente de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, Herlon Guimarães, frisou a importância da reivindicação dos profissionais. “Estamos em processos de construção de negociação de mesa, governo e os médicos para que possamos chegar a um denominador comum. É sempre bom lembrar que temos aí um impeditivo legal", finaliza.

A paralisação deve durar até a próxima sexta-feira (19) e as consultas foram reagendadas para um período de 40 dias, ou seja, serão atendidas no final o mês de agosto. 

Facebook
Veja também