Viagora

Medidas são adotadas para diminuir circulação de pessoas no HUT

De acordo com a FMS, nesses setores fica autorizada apenas a troca de acompanhante, quando necessário e obedecendo aos horários já estabelecidos.

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para restringir a circulação e aglomeração de pessoas, por conta da pandemia da COVID19, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) resolveu, por meio da portaria n° 064/2020, suspender as visitas aos pacientes internados nas enfermarias e Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

De acordo com a FMS, nesses setores fica autorizada apenas a troca de acompanhante, quando necessário e obedecendo aos horários já estabelecidos nas normas internas do HUT, ou seja, das 6h30 às 7h30, 12h30 às 13h30 e das 18h às 19h.

  • Foto: GP1Hospital de Urgência de Teresina (HUT).Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Já com relação às Unidades de Terapia Intensiva (UTI´s) fica permitido apenas um visitante para cada paciente nas segundas, quartas e sextas, das 16h30 às 17h30. Nas Unidades Críticas I e II e Sala Laranja está autorizado apenas um visitante para cada paciente também nas segundas, quartas e sextas, das 11h30 às 12h. Por conta da grande rotatividade da Sala Vermelha a direção do HUT resolveu permitir um visitante para cada paciente por dia, das 11h30 às 12h, para o boletim médico.

Dr. Rodrigo Martins, diretor geral do HUT, explicou que essas medidas são importantes para garantir que a comunidade hospitalar permaneça em segurança, minimizando assim os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. “Consideramos também o perfil dos nossos pacientes. A grande maioria é politraumatizada e a possibilidade de complicações por infecções é maior por conta da baixa imunidade desse tipo de paciente. Temos ainda os idosos, que pelas estatísticas do Ministério da Saúde, que são o grupo de risco com maior número de vítimas fatais”, esclareceu o diretor.

O HUT possui atualmente 375 leitos, sendo 26 leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Por dia, o HUT recebe, em situações normais, uma média de mil visitantes.

Facebook
Veja também