Viagora

Memorial Zumbi dos Palmares altera nome para Esperança Garcia

O local será reaberto nesta terça-feira (25), depois de passar uma reforma.

O Memorial Zumbi dos Palmares será reaberto nesta terça-feira (25). O espaço cultural foi renomeado e passa a se chamar Esperança Garcia. O local passou por uma ampla revitalização e servirá como ponto de visitação e referência da cultura negra. O muro será grafitado com frases e muros de grandes personalidades.

  • Foto: ReproduçãoMemorial Zumbi dos Palmares agora é Memorial Esperança Garcia.Memorial Zumbi dos Palmares agora é Memorial Esperança Garcia.

O novo nome do Memorial faz homenagem à Esperança Garcia, escrava piauiense que viveu na região de Oeiras no século XVIII. Aprendeu a ler e a escrever com os padres jesuítas e escreveu uma carta ao governador da província denunciando os maus tratos que sofria. Na entrada do memorial, a imagem de Esperança Garcia foi grafitada junto com o texto da sua carta original. A obra custou R$ 104 mil do tesouro estadual e foi feita sob os cuidados da equipe da Coordenação de Registro e Conservação da Secult.

“Essa piauiense ‘atrevida’, que mandou uma carta ao governador da província sempre mereceu uma homenagem como essa. O espaço será reaberto e propiciará uma efervescência da cultura negra em Teresina através de apresentações e oficinas”, afirmou o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

O espaço passou por uma reforma, ganhando acessibilidade com rampas na entrada principal e no palco. Foram feitas melhorias na parte elétrica, no muro, piso e climatização. Os muros estão sendo grafitados dentro e fora do espaço com fotos de Nelson Mandela, Malcom X, Martin Luther King, Francisca Trindade, Julião Romão, entre outros.

“Pra nós que fazemos a cultura negra é um orgulho muito grande, o memorial além de promover a cultura também passa a ser um importante espaço de oficinas de dança, música e culinária”, contou a coordenadora do Memorial Esperança Garcia, Antonia Aguiar.

O local também recebeu sala de inclusão digital com dez novos computadores, sala para exibição de filmes e espaço para realização de apresentações culturais.

O Memorial

Inaugurado no dia 25 de julho de 2007 O Memorial Zumbi dos Palmares ocupa atualmente o prédio da antiga Unidade Escolar Domingos Jorge Velho, pertencente na época à Secretaria de Educação do Estado, foi totalmente restaurada, com o objetivo de ser um espaço de divulgação e difusão da cultura negra. Hoje é coordenado pela Secretaria Estadual de Cultura – Secult e pelo Conselho Administrativo do Memorial, formado por entidades do movimento negro, organizações governamentais e sociedade civil.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também