Viagora

Metade dos brasileiros atrasaram empréstimos e financiamentos

Os dados são de um levantamento realizado durante o mês de agosto.

Metade dos consumidores brasileiros efetuaram o pagamento atrasado das parcelas de empréstimos ou financiamentos em agosto. Os dados são de um levantamento divulgado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Conforme a Agência Brasil, desse total de inadimplentes, 34% atrasaram ao longo do contrato e 16% estavam com parcelas pendentes no mês.

  • Foto: Reprodução/Fecomercio-PICartão de crédito tem queda nas comprasCartão de crédito tem queda nas compras

Entre os entrevistados pela pesquisa, 47% admitiram ter utilizado alguma forma de crédito em agosto; 58% não recorreram a compras a prazo ou a empréstimo; 14% contraíram empréstimo e têm parcelas a pagar; e 18% têm parcelas de financiamentos atrasadas.

Nas lojas, 63% das pessoas que tentaram comprar em parcelas tiveram o crédito negado. O principal motivo para a recusa é a inadimplência (24%), seguida da renda insuficiente (11%).

Em relação a tomada de empréstimos e financiamentos 44% dos consumidores a veem como difícil ou muito difícil. Para 18%, não é nem fácil nem difícil. Apenas 15% considera fácil ou muito fácil.

Facebook
Veja também