Viagora

Ministério da Saúde estabelece intervalo para dose de reforço da Janssen

Conforme o Ministério da Saúde, foi destinado a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, por meio do Plano Nacional de Imunização, 49.800 doses do imunizante.

O Ministério da Saúde emitiu nota técnica referente à dose de reforço destinada a pessoas que receberam o imunizante da Janssen. Conforme o órgão, é recomendado que a dose adicional seja aplicada com mesmo imunizante em um intervalo mínimo de dois meses ou até de seis meses.

Conforme o Ministério da Saúde, foi destinado a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, por meio do Plano Nacional de Imunização, 49.800 doses do imunizante.

  • Foto: Divulgação/Ministério da SaúdeImunizante Janssen.Imunizante Janssen.

Segundo a Coordenação de Imunização da Sesapi, no dia 07 de agosto foi à última vez que o estado recebeu lotes da vacina Janssen com 1.300 doses do imunizante. Os outros lotes chegaram em 24 de junho com 21.250 doses e 03 de julho 27.250 com imunizantes.

Conforme a nota técnica, a estratégia pontual utilizada na aplicação da dose de reforço depende da situação epidemiológica local e da região próximas, além das condições específicas da população que receberá previamente o imunizante da Janssen.

Ainda segundo o documento, o Ministério da Saúde informa que cerca de 2 milhões de doses da vacina da Janssen estão em análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) , que tem previsão para serem liberadas a partir de 05 de dezembro deste ano.

O Laboratório tem previsão de que mais 2,8 milhões de doses do imunizante sejam distribuídos ainda no começo de dezembro e o restante até o fim do mês. Ainda segundo o INCQS, esta estimativa é suficiente para iniciar a aplicação da dose adicional em pessoas que se vacinaram com o imunizante da Janssen, respeitando o intervalo recomendado de até seis meses.

Na nota técnica, o Ministério da Saúde ressalta como deve ocorrer a aplicação da dose de reforço da Janssen previamente em mulheres, e atualmente, nesta nova fase da campanha em gestantes ou puérperas. Este público deverá receber a dose de reforço do imunizante Pfizer, com recomendação de intervalo de dois meses, podendo chegar a seis meses.

Ainda nessa última semana, o Ministério da Saúde informou que o intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço reduziu de seis para cinco meses para as pessoas que se imunizaram com a CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca. Contudo, o grupo de imunossuprimidos deverá contar como prazo 28 dias após a receber a segunda dose da vacina.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, ressalta que a dose adicional está liberada para pessoas acima de 18 anos que receberam a vacinação dentro do prazo recomendado pelo Ministério da Saúde e convoca a população a comparecer aos postos de saúde para receber a dose de reforço.

“As vacinas para dose de reforço estão liberadas para toda população acima de 18 anos, que já estão neste prazo. Por isso pedimos que quem estiver completado o seu intervalo e que já esteja sendo convocado por seu município, que tome sua dose de reforço. Conclamamos ainda aqueles cidadãos que ainda não tomaram a segunda dose que voltem aos postos de saúde e façam sua imunização”, finaliza.

Facebook
Veja também