Viagora

Ministério Público expede recomendação ao prefeito Osvaldo Bonfim

A orientação é para que sejam adotadas adequadamente as medidas preventivas relativo ao coronavírus durante os resgates de pessoas atingidas pelas enchentes em Nazária.

O Ministério Público do Piauí (MP-PI), por meio da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina, expediu uma recomendação ao prefeito municipal de Nazária, Osvaldo Bonfim (PT), sobre os cuidados preventivos acerca do coronavírus no momento do resgate de pessoas atingidas por enchentes ocorridas no município.

Conforme a recomendação, durante as atividades de prestação de socorro à essas pessoas atingidas pelas enchentes deverão ser resguardadas distância mínima de dois metros no momento do atendimento, exceto em situações de resgate ou outras que demandem inevitavelmente contato próximo com a vítima. Caso alguém apresente sintomas similares aos da Covid-19, essa pessoa deverá ser transportada separada das demais afim de evitar que ocorra uma possível disseminação do vírus.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Osvaldo Bonfim de NazáriaPrefeito Osvaldo Bonfim de Nazária

Nos alojamentos as famílias também devem ficar separadas para reduzir o risco de transmissão da doença, respeitando os limites de aglomerações nesses locais mantendo compartimentos isolados individuais.

Foi recomendado ao prefeito de Nazária que o município também deverá prestar orientações sobre técnicas de prevenção do contágio às pessoas desabrigadas que se encontrem em alojamento individual ou coletivo, por meio de equipes de saúde.

Por fim, o Ministério Público pede que o fornecimento dos equipamentos de proteção individual (EPIs), em especial máscaras e luvas descartáveis ou reutilizáveis e higienizáveis, aos servidores públicos e voluntários que operam diretamente nos trabalhos de resgate em quantidades suficientes para o tempo de trabalho exercido por cada um, por todo o período que durar a situação de emergência por desastre natural.

Facebook
Veja também