Viagora

Ministério Público expede recomendação ao vereador Dr. Lolota

O procedimento foi expedido pelo promotor de Justiça Jorge Pessoa ao presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí.

O Ministério Público do Estado do Piauí, através do promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa, expediu uma recomendação ao presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, Leovegildo Amorim, conhecido como “Dr. Lolota”, para que disponibilize e gerencie informações relativas ao Poder Legislativo na página oficial da Casa na internet.

Para expedir a recomendação, o MPPI realizou uma análise do conteúdo do Portal da Transparência da Câmara Municipal de São João do Piauí, constatando que as informações disponíveis dificultam o controle da gestão pública, “pois o site existente não disponibiliza informações mínimas que permitam o controle externo, na forma exigida pelas normas legais aplicáveis”.

De acordo com o órgão ministerial, uma vez que existe a obrigatoriedade de que os órgãos divulguem, em local de fácil acesso, informações de interesse coletivo, disponibilizando, também, mecanismo de busca que permita o acesso a dados e relatórios de forma objetiva e com linguagem de fácil compreensão, a desconformidade constitui ato de improbidade administrativa, pois atenta contra os princípios da administração pública.

“O presidente terá o prazo de 60 dias para comunicar o atendimento às orientações, e também deverá se comprometer com a atualização dos dados do Portal da Transparência até o último dia útil do mês subsequente àquele a que se referirem”, citou o promotor de Justiça.

O descumprimento das exigências previstas na legislação em questão poderá ensejar a sanção de impossibilidade de recebimento de qualquer transferência voluntária, conforme dispõe o art. 73-C da Lei Complementar n° 101/2000.

Facebook
Veja também