Viagora

Ministro da Indústria vem ao Piauí visitar ZPE de Parnaíba

O ministro Marcos Pereira se comprometeu em focar investimentos no Piauí.

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, tiveram uma audiência com o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira nesta quarta-feira (15), em Brasília. No encontro ficou acertado que o ministro virá ao Piauí para visitar a ZPE de Parnaíba.

O secretário Gessivaldo Isaías afirmou que o ministro se comprometeu a ajudar nos projetos apresentados. "Marcamos essa audiência para solicitar pessoalmente ao ministro maiores investimentos do MDIC. O estado tem recebido diversas indústrias nos últimos anos e precisamos criar as condições necessárias para atrair mais investimentos e, assim, desenvolver ainda mais o Piauí", destaca o gestor.

  • Foto: AscomWellington Dias e o ministro Marcos PereiraWellington Dias e o ministro Marcos Pereira

O encontro ocorreu após Marcos Pereira retornar de Manaus, onde participou de reuniões na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O ministro se comprometeu em focar investimentos no Piauí. "Tenho percorrido o Brasil com a missão de levar desenvolvimento ao país. Hoje me comprometi com o governador Welington Dias e com o deputado Gessivaldo em reforçar a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba e fortalecer o Instituto de Metrologia do Piauí, que é ligado ao Inmetro", acrescenta Pereira.

ZPE

A ZPE é um distrito industrial onde empresas operam com suspensão de impostos, liberdade cambial (não são obrigadas a converter em reais as divisas obtidas nas exportações) e gozam de procedimentos administrativos simplificados.

No caso da ZPE Parnaíba, as indústrias nela localizadas podem atuar em diversas áreas, incluindo os setores de maior vocação do Piauí, transformando commodities em produtos de alto valor agregado dentro de uma dinâmica que gerará empregos e riquezas para a região por meio da atividade industrial e do comércio exportador.

Facebook
Veja também