Viagora

Morador denuncia precariedade no abatedouro do município de Caracol

A carne é manuseada sobre caixas de papelão no chão do abatedouro.

  • Divulgação Abatedouro de Caracol1 / 5 Abatedouro de Caracol
  • Divulgação Abatedouro de Caracol2 / 5 Abatedouro de Caracol
  • Divulgação Abatedouro de Caracol3 / 5 Abatedouro de Caracol
  • Divulgação Abatedouro de Caracol4 / 5 Abatedouro de Caracol
  • Divulgação Abatedouro de Caracol5 / 5 Abatedouro de Caracol

O abatedouro público da cidade de Caracol vem enfrentado vários problemas de estrutura e também de higiene. Um morador da cidade, insatisfeito com a situação, resolveu denunciar o caso nessa quarta-feira (11) ao Viagora.

Segundo o denunciante, que preferiu não ser identificado, o local é utilizado por cerca de 23 criadores e açougueiros, que abatem os animais no local e realizam a venda da carne no mercado público da cidade e nos açougues privados do município.

“É uma questão de saúde pública para os consumidores dessa carne, e também uma questão de higiene. Acho que a vigilância sanitária nunca foi ao local para tomar conhecimento a respeito da situação”, relatou.

O abatedouro possui apenas um funcionário para realizar a limpeza da local. Segundo informações, a prefeitura não disponibiliza material para o abatedouro, e o funcionário estaria há oito meses sem receber salário pelos serviços prestados.

A carne é processada sobre caixas de papelão no chão da parte externa do abatedouro. Insetos, cachorros e urubus podem entrar facilmente no local. Os ossos e resto de animais que não servem para a venda são descartados a céu aberto, próximo ao local em que ocorre o abate.

O prefeito do município de Caracol, Gilson Filho, admitiu a precariedade do local e disse que providências já estão sendo tomadas. O prefeito afirmou que o local não passa por uma reforma há mais de dez anos, e que o salário do funcionário do abatedouro não está atrasado.

“Nós iremos fazer uma reforma no local, pois o abatedouro está bastante deteriorado. A última reforma que foi feita nele, foi em 2007, quando eu fui secretário de Saúde. Nós assumimos a prefeitura no ano passado, com muitos problemas”, explicou Gilson Filho.

De acordo com Gilson Filho, a reforma do abatedouro já estava sendo programada, e que prefeitura está realizando um levantamento a respeito da obra. Ele garantiu ainda que mais obras na cidade devem ser realizadas ao decorrer do ano.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Gilson Filho

Facebook
Veja também