Viagora

Moro anuncia criação da Secretaria de Operações Policiais Integradas

A secretaria, que irá articular ações policiais entre o Governo Federal e os estados, será comandada pelo delegado da Polícia Federal Rosalvo Ferreira Franco.

Nessa segunda-feira (26), o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, anunciou a criação da Secretaria de Operações Policiais Integradas, para articular ações policiais entre o Governo Federal e os estados. Para o cargo, ele nomeou o delegado da Polícia Federal Rosalvo Ferreira Franco, que foi o superintendente da Polícia Federal (PF) no Paraná por duas vezes, incluindo durante o auge da Operação Lava Jato, entre 2013 e 2017.

  • Foto: José Cruz/Agência BrasilJuiz Sérgio Moro.Sérgio Moro.

“A ideia da secretaria é poder coordenar operações policiais a nível nacional. Hoje nós temos muitos grupos e atividades criminosas que transcendem as fronteiras estaduais e essa ação precisa, muitas vezes, de uma coordenação a nível nacional. Isso já é feito, de certa maneira, dentro do Ministério da Segurança Pública, mas a criação de uma secretaria específica pra isso é de todo oportuno, na nossa avaliação”, afirmou Sérgio Moro.

O futuro ministro destacou a atuação de Rosalvo na Operação Lava Jato como credenciais para sua indicação como secretário. “É um delegado que permaneceu um longo tempo na superintendência da PF em Curitiba, durante o auge da Operação Lava Jato, ele foi sucedido, inclusive, pelo delegado Maurício Valeixo. E o delegado Rosalvo provou seu valor, a sua integridade e sua competência durante esse trabalho. É um grande nome para exercer essa função, considerando toda a sua experiência policial”, acrescentou.

Mais conteúdo sobre:

Sérgio Moro

Facebook
Veja também