Viagora

Motociclistas foram os que mais se acidentaram em Teresina em 2019

Dados do relatório do Programa Vida no Trânsito (PVT) mostram que motociclistas correspondem a 76,5% de acidentes fatais.

Os motociclistas foram os que mais sofreram acidentes em Teresina no último trimestre de 2019, segundo dados do relatório do Programa Vida no Trânsito (PVT). Foram registradas 2.719 vítimas de acidentes de trânsito, com 633 feridos graves e 34 óbitos, sendo o principal meio de locomoção a motocicleta, tanto para os fatais (76,5%) como para os graves (82,6%).

“Constatamos que as imprudências registradas no último trimestre de 2019 continuam acontecendo e alertamos a população para que redobre os cuidados no trânsito, principalmente os motociclistas, que vêm sendo as vítimas mais frequentes. A ocorrência de tantos acidentes, principalmente durante a Semana Nacional do Trânsito, reflete a continuidade da imprudência de parte dos condutores”, destaca a gerente de educação no trânsito da Strans, Samyra Motta.

  • Foto: DivulgaçãoMotociclistas são os que mais sofreram acidentes em Teresina no último trimeste de 2019Motociclistas são os que mais sofreram acidentes em Teresina no último trimeste de 2019

A gerente também orienta que os motociclistas devem sempre praticar a direção defensiva a fim de evitar acidentes, usando roupas de proteção e evitantando disputas com veículos maiores.

“É importante que os motociclistas utilizem roupas de proteção de cores claras para que sejam vistos por outros motoristas durante a noite; sinalizem as manobras com antecedência; diminuam a velocidade em cruzamentos; evitem disputa com veículos maiores, pois o motociclista sempre fica mais exposto; e claro, sempre façam uso do capacete, com a viseira mantida fechada durante todo o trajeto”, completa.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) também vem intensificando os trabalhos de sinalização durante a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente, entre 18 e 25 de setembro. O objetivo é orientar os motoristas e coibir acidentes. Avenidas como Maranhão, Frei Serafim e Campos Sales já receberam novos serviços de pintura, e diversos cruzamentos do Centro estão sendo contemplados com novos semáforos.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Strans

Facebook
Veja também