Viagora

Movimentos da região dos Cocais pedem segurança a autoridades

Recentemente, a líder do Movimento das Quebradeiras de Coco sofreu tentativa de homicídio em São João do Arraial.

Movimentos da região dos Cocais entregaram ontem (17) uma carta denúncia a autoridades do governo, municípios e parlamentares, pedindo segurança para a área, que compreende várias cidades Norte do Piauí. Recentemente, a líder do Movimento das Quebradeiras de Coco, Francisca Nascimento, sofreu tentativa de homicídio em São João do Arraial.

Nesse sábado, um ato solidário em apoio à coordenadora foi realizado na cidade. Participaram dessa ação a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, a delegada Eugênia Villa, o deputado federal Assis Carvalho, dente outros.

  • Foto: Reprodução/FacebookAutoridades reafirmaram compromisso contra a violência.Autoridades reafirmaram compromisso contra a violência.

Assis Carvalho (PT-PI) diz que essa tentativa de homicídio “chamou atenção para a violência no campo contra pequenos agricultores, especialmente contra mulheres, agressões físicas e morais contra lideranças populares e criminalização dos movimentos que lutam por terra, água e moradia”.

Segundo Assis Carvalho, o documento entregue a autoridades piauienses denuncia o aumento dos casos de feminicídio no território dos Cocais, a atuação de seguranças particulares praticando violação de domicílio, constrangimento ilegal, agressões físicas e com porte ilegal de armas.

O Movimento reivindicou apuração rigorosa e rápida, bem como a punição dos criminosos; construção de Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência; criação de uma delegacia regional da mulher; programa de regularização fundiária de territórios que garantam acesso à terra às comunidades tradicionais; fiscalização dos babaçuais que estão sendo devastadas; inclusão das lideranças em programas de proteção às pessoas ameaçadas, dentre outras reivindicações.

Facebook
Veja também