Viagora

MP celebra Termo de Ajuste de Conduta com prefeito Fogoió

O documento foi assinado na manhã dessa terça-feira, 04 de setembro, pelo prefeito de Matias Olímpio.

O Ministério Público do Piauí (MP-PI) celebrou Termo de Ajustamento de Conduta com a Prefeitura de Matias Olímpio e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do município. O documento foi assinado na manhã dessa terça-feira, 04 de setembro, pelo prefeito de Matias Olímpio, Edísio Alves Maia, o Fogoió. As 19 cláusulas explicam a criação, o gerenciamento e a fiscalização do Fundo municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FCDCA).

  • Foto: Ministério Público do PiauíMinistério Público firma TAC com Prefeitura de Matias Olímpio.Ministério Público firma TAC com Prefeitura de Matias Olímpio.

A prefeitura assumiu o compromisso de enviar à Câmara de Vereadores uma minuta de projeto de lei para criação do Fundo. Após a criação, o município deverá abrir uma conta bancária específica em banco oficial em nome do FCDCA.

O Executivo Municipal deverá, ainda, indicar o órgão gestor do Fundo, sendo o responsável pela contabilização, ordenação de despesa, controle interno, bem como a elaboração de prestação de contas a ser enviada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

Por último, a Prefeitura de Matias Olímpio criará uma unidade orçamentária específica para o Fundo no orçamento municipal, em até 90 dias, a partir do início do exercício de 2019. O município repassará mensalmente os valores destinados na lei orçamentária anual para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

Ao Conselho de Direitos da Criança e Adolescente, caberá a elaboração, no prazo de 120 dias, a contar da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta, o seu Plano de Ação para o triênio 2019/2021 e o respectivo Plano de Aplicação.

Os Planos deverão conter capacitações para os seus membros e dos membros do Conselho Tutelar, sendo no mínimo duas por ano, custeadas pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A versão final do plano deve ser encaminhada ao Poder Executivo para sua incorporação ao orçamento municipal.

O CMDCA deverá realizar o cadastramento de todas as entidades governamentais e não governamentais que executam programas de apoio socioeducativos especificados no artigo 90 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 120 dias. Um cópia desse cadastro será enviada ao Ministério Público, Poder Judiciário e Conselho Tutelar. 

O descumprimento das obrigações assumidas poderá implicar na aplicação de multa diária no valor de um salário mínimo.

Facebook
Veja também