Viagora

MP detecta problemas de fornecimento de energia no sul do Piauí

O MPPI realizou o programa Procon Itinerante em cidades do sul do estado, e constatou que as reclamações mais constantes dos consumidores são sobre o fornecimento de energia elétrica na região.

Durante toda essa semana, o Ministério Público do Estado do Piauí realizou o programa Procon Itinerante em cidades do Sul do estado. Os consumidores dos municípios tiveram acesso às consultorias e puderam fazer reclamações sobre o atendimento e serviços de empresas.

  • Foto: Divulgação/MPPIAtendimento do Procon no sul do estado.Atendimento do Procon no sul do Piauí.

De acordo com o órgão ministerial, os atendimentos ocorreram nas cidades de Parnaguá, Sebastião Barros, Cristalândia, São Gonçalo do Gurgueia e Riacho Frio. Durante os trabalhos, o grupo de atendimento verificou que as reclamações mais constantes são sobre o fornecimento de energia elétrica na região.

Moradores de São Gonçalo do Gurgueia relataram sucessivos problemas com falta, queda e oscilação de energia elétrica no município, causando transtornos e prejuízos aos consumidores e comerciantes da cidade e região. Atualmente está sendo construído o maior parque solar da América Latina em São Gonçalo do Gurgueia, com capacidade de geração de 360KW/h de energia solar.

Durante as ações na cidade, o ônibus do Procon Itinerante chegou a ficar sem energia da rede elétrica, sendo necessário ligar o gerador do veículo para atender a população. O mesmo problema foi relatado por moradores de Sebastião Barros, Cristalândia e Riacho Frio.

O MPPI recebeu ofício da Câmara Municipal de Cristalândia do Piauí, durante o trabalho na cidade, relatando problemas de baixa qualidade dos serviços e prática abusiva de corte de energia sem notificação prévia, contrariando regulamento previsto no artigo 173 da Resolução 414/2010 da Aneel.

Diante das diversas reclamações, o Ministério Público pediu respostas da concessionária Equatorial e operadora Vivo, a partir disso serão feitos os encaminhamentos necessários.

Facebook
Veja também