Viagora

MP discute em audiência cirurgias cardíacas em crianças no Piauí

A reunião discutiu a situação irregular de hospitais públicos da capital para a realização do procedimento.

Representantes se reuniram nessa quinta-feira (12) no auditório do Ministério Público Estadual na zona Leste para discutir a realização de cirurgias cardíacas em crianças no estado do Piauí.

Durante a audiência pública foram discutidos problemas enfrentados pelos pacientes infantis na rede púbica de hospitais, visto que nem todos realizam esse tipo de procedimento e a maioria possui pendências para realização das cirurgias. Atualmente, apenas o Hospital São Paulo realiza cirurgias cardíacas em crianças e recém-nascidos assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.

Outra questão colocada em pauta durante a reunião foram os altos custos pagos pelo governo estadual para bancar o tratamento de pacientes infantis de fora do Piauí, consequência da falta de estrutura de hospitais públicos que façam essas cirurgias no estado.

O promotor de Justiça e responsável pela audiência, Eny Pontes, enfatizou a urgência em desenvolver uma solução para o problema. “Quero trazer a reflexão de todos sobre o sofrimento que essas famílias enfrentam. Não podemos admitir que isso se prolongue por mais tempo. Por isso, chamei todos os interessados nesse contexto para juntos discutirmos soluções e assim oferecer aos cidadãos uma assistência em saúde, no que tange a feitura dessas cirurgias em nosso Estado”, disse.

Ficou acordado entre os representantes que a Fundação Municipal de Saúde deve encaminhar ao Ministério Público, no prazo de 10 dias, uma relação de profissionais da rede municipal com qualificação para atendimento de crianças com patologias cardíacas para análise entre outros encaminhamentos referentes aos hospitais que já atendem nesse sentido.

Facebook
Veja também