Viagora

MP discute implantação de ambulatório para travestis e transexuais

Na última quarta-feira (26), o Ministério Público do Piauí realizou uma audiência pública para discutir a implantação do Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais.

Na última quarta-feira, 26 de junho, o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), através das 49º e da 12º Promotorias de Justiça de Teresina, realizou uma audiência pública para discutir a implantação do Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais. Uma nova audiência deve acontecer no dia 17 de julho, dando continuidade à pauta.

Além do MP, o encontro reuniu representantes de diversos órgãos responsáveis pela área da saúde pública, com o objetivo de avaliar a situação atual do projeto e traçar um cronograma para a implantação do ambulatório. A promotora de Justiça Myrian Lago presidiu a audiência.

  • Foto: Divulgação/MP-PIRepresentantes do MP-PI realizam audiência sobre ambulatório para travestis e transexuais.Representantes do MP-PI realizam audiência sobre ambulatório para travestis e transexuais.

O público pôde apresentar pontos de vista sobre a importância da implantação e relatar os benefícios que serão alcançados, incluindo experiências bem sucedidas em outros estados.

“Esperamos que o ambulatório seja implantado para que a população de travestis e transexuais tenha acesso aos serviços públicos de saúde de forma integral e universal, através da porta de entrada que é o SUS”, disse Maria Laura, integrante do Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis (GPTrans).

Ficou decido na reunião que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) deve encaminhar à 49ª e à 12ª PJs os projetos e encaminhamentos já realizados, com vistas à implantação do Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais, no prazo de sete dias.

Além dos órgãos que se fizeram presentes na primeira etapa, serão convocados também os representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Hospital Getúlio Vargas, Fundação Estatal de Serviços Hospitalares do Piauí, Hospital Universitário, instituições de ensino superior de saúde, Conselhos Estadual e Municipal de Saúde.

Estiveram presentes na audiência os representantes dos seguintes órgãos: Secretaria de Estado da Saúde, Conselho Estadual de Direitos Humanos, Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Enfermagem, Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Piauí, Centro de Referência LGBT da SASC e Grupo Piauiense de Travestis e Transexuais.

Facebook
Veja também