Viagora

MP discute situação da segurança pública em bairros da zona Sudeste

O órgão ministerial se reuniu com representantes de órgãos de segurança do estado e da Prefeitura de Teresina para discutir a situação do 21º Distrito Policial.

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) promoveu, na manhã da última sexta-feira (13), uma reunião com representantes de órgãos de segurança do estado e da Prefeitura de Teresina para discutir a situação do 21° Distrito Policial.

  • Foto: Divulgação/MPPIReunião com representantes.Reunião do MP com representantes dos órgãos de segurança pública.

O 21° Distrito Policial abrange a região dos bairros Jardim Europa, Usina Santana, Pedro Balzi, Centro Afonsinho e áreas adjacentes. O encontro foi marcado para acompanhar o procedimento administrativo aberto após vistorias realizadas na região. Foram registrados problemas envolvendo más condições de trabalho, estrutura física comprometida, problemas de gestão de pessoal e de recursos materiais, ineficiência na resolução das demandas, custódia irregular de presos, entre outros.

O delegado Odilo James, responsável pelo 21° Distrito Policial, expôs, além dos problemas estruturais, que a região sofre com a presença de criminalidade e tráfico de drogas e que os recursos disponíveis no DP não são suficientes para atender às demandas. Ele enfatizou a importância do preparo e reforço do contingente de policiais.

Ao fim, foram deliberadas diversas ações para cada órgão presente, também entre os representantes de órgãos do executivo municipal e estadual que devem apresentar em 10 dias um projeto de aquisição de câmeras de vigilância para a região Sudeste e planejamento de vigia de prédios públicos pela Guarda Municipal. A SSP e a Delegacia-Geral deverão regulamentar, em 60 dias, o fechamento do regime de plantão e expediente do 21º DP. A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) apresentará e acompanhará, em 45 dias, o projeto de ampliação do Centro Integrado.

Facebook
Veja também